Motores Elétricos //

Oferecemos aos nossos clientes qualidade e rapidez nos nossos serviços em motores elétricos.

Motores de 1 á 30 hp em até 24 horas

Motores de 30 á 75 hp em até 48 horas

Motores de 75 á 150 hp em até 72 horas

Motores de 150 á 300 hp em até 96 horas​​

 

Para potências maiores consulte nossa empresa e teremos sempre o melhor prazo e a maior qualidade.

Consulte-nos!!! 

Todos estes prazos estão estipulados em tempo máximo para execução do serviço de rebobinagem do motor, podendo ser entregue antes do prazo de acordo com a disponibilidade da nossa equipe técnica. Para manutenção preventiva (troca de rolamentos, cabos e pintura) o prazo de tempo é menor.

Manutenção de motor elétrico: 

 Como fazer corretamente?

O número de motores elétricos usados na indústria brasileira é bem expressivo. São várias as atividades dos mais diversos setores industriais que demandam o seu uso. Proporcional a intensa utilização, está a necessidade de manutenção dos motores elétricos.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), uma significativa parcela dos motores elétricos usados no parque industrial do Brasil foi fabricado em 2009. Sendo assim, há uma enorme demanda pelo recondicionamento e manutenção.

Dados da Aneel mostram ainda que, no Brasil, a indústria consome 43,7% de toda a energia produzida e que os motores em funcionamento gastam 68% dessa energia. Portanto, cerca de 30% da energia elétrica produzida por aqui é consumida pela operação dos motores elétricos.

Se você precisa realizar a manutenção de motor elétrico da sua indústria com agilidade e qualidade mas não sabe como fazer de forma correta, procure-nos teremos o maior prazer em atendê-lo

Dicas Loutec // Para um bom Funcionamento do seu motor

Limpeza //

Um dos fatores mais importantes da manutenção de motor elétrico é a limpeza. Eles devem ser constantemente limpos para evitar a presença de resquícios de óleo, poeira ou outros detritos. Para limpeza, recomenda-se o uso de escovas ou mesmo panos de algodão.

Uma dica relevante é que se a poeira contida no motor não for abrasiva, é preciso realizar o jateamento de ar comprimido, para então retirar a poeira da tampa defletora e eliminar o pó acumulado nas aletas de refrigeração e nas pás do ventilador do motor elétrico.

Lubrificação //

A finalidade da lubrificação na manutenção é prolongar a vida útil do sistema de mancais do motor elétrico. Essa parte da manutenção envolve observar o estado geral dos mancais para então iniciar a lubrificação — depois de estarem limpos —, além do exame minucioso dos rolamentos.

O mancal deve ser ainda lubrificado com graxas apropriadas, de forma a controlar também a sua temperatura de forma rotineira, que não deve passar de 60°C em um ambiente de 40°C. É recomendado o uso de um termômetro que pode ser colocado do lado de fora do mancal ou mesmo um termoelemento embutido.

Os rolamentos também devem ser lubrificados com graxa, o que vai evitar o contato metálico dos corpos rolantes durante o funcionamento do motor elétrico além de proteger o equipamento contra possíveis desgastes e corrosões.

Substituição dos rolamentos //

Os rolamentos do motor devem ser substituídos apenas por profissionais qualificados para tal. Isso porque é necessária a desmontagem do motor para que seja realizada essa troca. Desmontar os rolamentos não é difícil, mas é importante usar as ferramentas adequadas — como o extrator de rolamentos.

Vale lembrar ainda que é essencial que a substituição dos rolamentos seja feita prezando pela total limpeza do motor, assegurando o bom funcionamento do equipamento e evitando quaisquer danos.

Outra dica que merece atenção é a de retirar os novos rolamentos da embalagem apenas no momento da montagem. É preciso ainda verificar antes da instalação do novo rolamento  se o encaixe no eixo não apresenta nenhum sinal de rebarba ou mesmo de pancada. Os rolamentos não podem sofrer nenhum tipo de golpe durante a montagem. Para evitar essa situação, o apoio para prensar ou bater o rolamento deve ser aplicado sobre o anel interno. 

Qual o tempo necessário para fazer manutenção no seu motor elétrico?

A manutenção de motor elétrico é necessária para garantir o bom funcionamento. Recomenda-se que a manutenção seja frequente e realizada com muito cuidado e atenção aos detalhes. A manutenção preventiva deve ser realizada mensalmente. Essa manutenção preditiva é considerada o método mais eficiente para as indústrias que desejam prolongar a vida útil dos motores elétricos.

Durante todo o mês é importante monitorar os equipamentos, realizando inspeções e coletando dados que servirão de base para o diagnóstico assertivo dos problemas e as consequentes intervenções de melhoria. É importante se preparar para a manutenção dos motores elétricos já que ela envolve a necessidade de máquinas e profissionais especializados e em alguns casos, até mesmo, a retirada do motor do local comum.

p_manutencao-de-motores-eletricos_11064_

Qual o risco de não fazer a manutenção no motor elétrico corretamente?

Os motores elétricos terão um bom desempenho na indústria, desde que os responsáveis por esses equipamentos se comprometam com o uso e a manutenção dos mesmos. Deixar de acompanhar o desempenho dos motores ou mesmo de atuar na prevenção e na conservação dos equipamentos prejudicará a produção industrial e ainda trará altos custos.

O recondicionamento em excesso ou mesmo a precariedade de motores elétricos antigos pode ainda ocasionar um aumento do consumo de energia elétrica por parte desses equipamentos. Portanto, fique atento em relação a necessidade de substituição de motores elétricos antigos por novos, porque nem sempre a manutenção resolverá todos os problemas.